13 de dezembro de 2012

Parede de tijolinho

Parede de tijolinho ou tijolo aparente nada mais é do que uma parede que não foi revestida. Conhecido como tijolo maciço, ele é feito de barro e foi muito usado em construções antigas e com o passar dos anos foi substituído pelo tijolo de concreto.

A cada ano conquistando mais admiradores, hoje em dia a parede de tijolinho não está mais relacionada apenas com decorações rústicas, pelo contrário, ela confere muito charme em ambientes modernos além de oferecer conforto térmico e acústico. 
Para fazer uma parede com este efeito, em primeiro lugar o morador precisa escolher a tonalidade e o tamanho do tijolo que pode variar de fornecedor para fornecedor. Pode optar por uma alvenaria totalmente estruturada no tijolinho ou usar somente um revestimento, que recobre a parede original sem a necessidade de grandes mudanças, muito usado hoje em dia.
Os tijolos podem ser assentados em diferentes formas: em pé ou deitado, com junta seca(sem rejunte aparente), junta cheia(a massa nivelada com o tijolo) ou junta frisada(retira o excesso de massa entre os tijolos criando uma pequena profundidade).
Junta seca
Junta cheia
Junta frisada
Os tamanhos e tipos se multiplicaram e novas cores e acabamentos já são oferecidas no mercado.
Veja abaixo:
Demolição
Patinado
Original
Rústico
Mesclado
 E por último o tijolinho pintado:

Vale lembrar que é recomendado impermeabilizar e utilizar resina no seu acabamento para manter sua beleza e evitar o seu desgaste.

Imagens: Casa Claudia,  Styleinsideuk, Apartment Therapy, Pinterest

Um comentário:

  1. Você recomenda alguma marca de revestimento que imite o tijolo aparente?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...